COMO SEGUIR CARREIRA NO EXÉCITO

Para seguir carreira no Exército vc tem que fazer um concurso publico para uma das escolas militares do EB



Concurso Publico é uma prova que vc faz para ser funcionário do governo. E como o exército é do Governo vc tem que fazer concurso para seguir carreira ... Além da prova escrita o concurso ainda tem os exames médicos, teste de aptidão física e investigação social para vc entra nas Escolas Militares

EsSA(Escola de Sargento das Armas) Se vc fizer concurso para essa vc primeiro faz o "período básico" (que é aprender os que é ser um militar) que dura 8 meses e fica em uma base da EsSA que seja mais perto de sua casa ...  quando acabar vcs vão para três corações-MG fazer o período de Qualificação que dura mais 10 meses. E lá vcs vão aprender as paradas especificas da Arma que escolheram (as armas são: INFANTARIA; CAVALARIA; ATILHARIA; COMUNICAÇÕES; ENGENHARIA) durante todo esse tempo vc é não é recruta e sim aluno e seu salario é 936, quando acabar ganha a patente de 3°Sargento e começa a ganhar 3.325
As incrições abrem em maio de 2017 e as matérias que caem no concurso são: Matemática, Português, História e Geografia do Brasil e Redação.


EsPCEx(Escola Preparatória de Cadetes do Exercito) http://www.espcex.ensino.eb.br/ , onde vc se formara aspirante podendo chegar até General. O curso tem duração de 1 ano no período “Básico” + 4 no período de “Qualificação” onde vc fara na AMAN(Academia Militar das Agulhas Negras).
As matérias que cai atualmente na EsPCEx são: Português, Matemática, Historia, Geografia, Física, Química, Inglês e Redação.

Durante a prestação do curso de formação vc ira ganhar um soldo que vai ser uns 800 contos.Que vai aumentando aos poucos depois que vc passar o período "Básico" . Mas quando vc se formar que vai ganhar o salario competente com sua patente.
Aqui estar a Hierarquia do Exercito Brasileiro:
soldado
cabo
3°sargento
2°sargento
1°sargento
subtenente
aspirante
2°tenente
1°tenente
capitão
major
tenente-coronel
coronel
general de brigada
general de divisa
general do exercito
marechal (em tempo de guerra)




Quem tem curso ou superior pode fazer para:

EsFCEx(Escola de Formação Complementar do Exercito) Tem que atender com curso superior que esta pedindo no concurso, que é bastante variavel  http://www.esaex.ensino.eb.br

EsSEx (Escola de Saúde do Exército) Tem que ter superior de Medicinahttp://www.essex.ensino.eb.br/ 

IME (Instituto Militar de Engenharia) Superior de Engenharia http://www.ime.eb.br 
mas esse tambem dar para fazer com o ensino médio 


Esses 3 ultimos que eu citei assim como a EsPCEx tambem forma direto para aspirante

Comente com o Facebook:

53 comentários :

  1. como entro en contato? tem fase algo do tipo pra eu se informar diareamente ?

    ResponderExcluir
  2. https://www.facebook.com/profile.php?id=100003730167561

    waths 55 11 999171767

    ResponderExcluir
  3. Bom irei para o alistamento e queria muito ser aprovado, entao eu peço q as pessoas q tem conheçimentos sobre essa area por favor entre contato cmg tenho whatsap 11993044494 nao lembro se tem 2 99 kkkk mas é isso pfv

    ResponderExcluir
  4. boa noite francisco só eh para o 3 nível o permanecimento no exército definitivo ?

    ResponderExcluir
  5. oi boa noite meu nome é Aldenir sou uma garota de 18 anos que cursa faculdade de direito como faço pra me alistar?

    ResponderExcluir
  6. Quanto anos é necessario para ter, para ser do execito Brasileiro? 16POde?
    Quanto ganha soldado
    cabo
    3°sargento
    2°sargento
    1°sargento
    subtenente
    aspirante
    2°tenente
    1°tenente
    capitão
    major
    tenente-coronel
    coronel
    general de brigada
    general de divisa
    general do exercito?
    Por favor gostaria de resposta 2016 atualizada!

    ResponderExcluir
  7. Eu tive uma luxação ombro a anos atras , mas n interferi em nd, muito pelo contrario , luto , malho, n sinto dor e n interferi em nd no esforço fisico , sera q isso pode me deixar de fora do exercito caso eu passe na prova do Essa?

    ResponderExcluir
  8. Em Santa Catarina onde posso me alistar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi danielle, pra vc se alistar tem que fazer o concurso publico da escola de cadetes do exercito, as inscrições iniciam em abril e vc se inscreve pela internet mesmo, é tipo uma prova do enen se vc passar ta dentro boa sorte, o site para inscrição é esse www.espcex.ensino.eb.br

      Excluir
  9. Quero seguir carreira na aeronautica e queria saber se o curso para seguir carreira substitui o alistamento obrigatorio ou tenho que servir obrigatoriamente pra dps tentar o concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Substitui não, o concurso é uma coisa e o alistamento é outra, o concurso é um direito que todos tem e o alistamento é um dever de todos, isso significa que vc não precisa servir para entra pelo concurso, a unica coisa que o concurso exige é que vc esteja em dia com suas obrigação

      Excluir
  10. Quero seguir carreira na aeronautica e queria saber se o curso para seguir carreira substitui o alistamento obrigatorio ou tenho que servir obrigatoriamente pra dps tentar o concurso?

    ResponderExcluir
  11. Queria seguir carreira na aeronautica e gostaria de saber se o curso substitui o alistamento obrigatorio ou tenho que servir obrigatoriamente para dps tentar o concurso?

    ResponderExcluir
  12. Esse ano vai ter o concurso da EsPCEx e da EsSA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai, todo ano tem, os editais geralmente saem em abril

      Excluir
  13. Tem concurso para soldado ou cabo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só na marinha e fab, no exercito vc só segue carreira de sargento pra cima

      Excluir
  14. Olá tenho 15 anos, e queria saber como faço pra me inscrever em alguma escola de pré militar, ou algo assim voltado ao jovem que queria seguir essa carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai camaradinha, pense no exercito como uma profissão, e que um militar é um funcionário do governo, ai vc vai entender que para seguir carreira, vc vai ter que ser um funcionario do governo e pra ser funcionario do governo tem que fazer concurso publico, e se vc der uma pesquisada sobre o que é concurso publico vai perceber que ele é como um vestibular do enem e que os primeiros colocados garante as vagas, e sabendo de tudo isso vc vai ennder que essas escolinhas de preparação pré-militar não te ensina a ser militar em vez disso ela te ensina portugues, matematica, ingles e as paradas que cai nesses concursos para vc passar de primeira, mas com sua propria inteligencia e se passar ai sim vc vai ser um militar

      Excluir
  15. Eu só posso fazer o concurso se eu tiver um curso superior ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende da sua idade ana, se vc tiver mais de 26 sim

      Excluir
  16. boa tarde ,vou entrar no quartel , vc aconselharia fazer algum tipo de curso antes . tenho 17 an0s estou cursando o 3 ano

    ResponderExcluir
  17. Tenho 16 anos como faço pra ingressar no exército, tenho que fazer concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso, vc faz o concurso da espcex, vai abri mes que vem se vc tiver no terceiro ja pode se inscrever, o site para inscrição é esse http://www.espcex.eb.mil.br

      Excluir
    2. Só pode quem esta no terceiro?

      Excluir
  18. Eu quero seguir carreira mais só tenho até a sétima série tem como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não pra seguir vc tem que terminar o em primeiro

      Excluir
    2. mas se quer servir só pra ver como é não tem problema

      Excluir
  19. Ola Francisco Silva, eu quero fazer a prova pro "ESsa" e eu tenho uma dúvida, se eu me alistar e servi o quartel, irá me atrapalhar em algo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa daniel , não tem problema não, vc pode fazer os dois juntos, e se passar na ESSA, vc sera dispensado do serviço obrigatório para servir lá

      Excluir
  20. Olá Francisco Silva, eu quero me alistar ano que vem no obrigatório, só que quero seguir carreira e fazer a prova da EsSa, se eu entrar no obrigatório eu estando lá consigo presta pro concurso d EsSa ? Ou eu teria que cumprir os 1 ano e depois tentar ?

    ResponderExcluir
  21. se eu entrar no exercito pela essa posso me tornar tenente algum dia ou só se tem acesso a esse cargo pela expcex?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode, mas leva anos, e quando vc ta perto de se aposentar vai poder fazer a prova interna para oficiais, porque só os primeiros sargentos no ultimo ano se não me engano, e subtenentes podem fazer essa prova, é lá pra os 25 anos de profissão, e pela espcex vc estuda 5 anos depois se forma aspira, e com 1 ano de aspira vc já passa para segundo tenente ou seja são 6 anos, 7 anos a partir de agora se vc se inscrever para espcex desse ano, aproveita que é só até o dia 20 de junho, depois as inscrições só no ano que vem, boa sorte e sucesso em sua jornada

      Excluir
  22. Precisa saber nadar para entrar no exército

    ResponderExcluir
  23. Quem e do exercito poder fazer o curso de tecnico de informática de graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende do quartel e da função que vc for fazer lá, por exemplo quando vc entra, o pessoal pergunta o que vc sabe fazer, tem uns que vão ser pedeiro outros cozinheiros, outros faxineiros, outros pintores, e alguns vão trabalhar na area de informatica e recepção, esses tem um cursinho do proprio exercito de informatica, mas só pra conhecer o sistema do quartel, não é algo que vc var usar no meio empresarial, e esses que são escolhidos para trabalhar com isso ja tem que ter uma base de informatica isso não significa que tenha que ter curso, so o conhecimento, traduzindo, o exercito não te ajuda a ter uma profissão melhor como civil, a unica coisa que vc tem que esperar dele é so a experiencia como liderar e lidar com as pessoas em escala hierarquia isso sim te ajuda e muito no meio empresarial, mas isso é desenvolvimento pessoal e nem todos aproveitam essa chance que o exercito dar

      Excluir
  24. Ouvi falar falar que quem se alistou com 19 anos pra cima, não tem mais direito a fazer concurso pra ser oficial, é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem direito de fazer concurso para oficial até 21 anos, depois já era

      Excluir
  25. Tenho 18 anos e vo para aeronáutica ano que vem , mas queria saber se para fazer o concurso para EsSa e so tendo o ensino superior? , a e queria que você me tirasse um dúvida , eu estando no 3 ano posso terminar os estudos la dentro enquanto estou servindo ?

    ResponderExcluir
  26. Eu tô fazendo curso di bombeiro mirim oq ? Isso mim ajuda lá no quartel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, vc ja vai entra sabendo socorrer os companheiros do batalhão caso alguém precise

      Excluir
  27. Queria saber uma dúvida, independente do cargo que eu tiver no exército, meu tempo limite lá é de 8 anos mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, pra seguir carreira vc tem que fazer o concurso publico que tem todo ano, civil ou militar o concurso é o mesmo para todos

      Excluir
  28. óla, poderia passa algun contato pra eu poder tira umas duvidas.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite! Eu quero me alistar no Exército tenho 18 Anos!Fiz algumas pesquisas na Internet e nisso vir quem podia se alista! Eu tenho 7 sentimetros de diferença de uma perna para a outra sendo tbm mas fina que a outra! Mas fasso tdo por igual tenho mesma força em cada uma! E não tenho nada que comprove que sou deficiente

    ResponderExcluir